08/05/2017

Enfeitiçadas - Jessica Spotswood (Série As Crônicas das Irmãs Bruxas)


Oi povo lindo!! Tudo bem?
Hoje vamos começar mais uma resenha de uma série, aliás, uma trilogia. Super fofa, emocionante, cheia de aventuras e magia!!
Bora lá pessoal...

Sinopse do livro Enfeitiçadas - 
Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. 
Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade , longe dos olhos vigilantes dos Irmãos caçadores de bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido? 
Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam as meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas. 


Sabe aquelas leituras que dão um quentinho no coração e que te deixam viciadas (os) nas páginas do livro, do começo ao fim, de tão bom!? Enfeitiçadas é esse tipo de leitura!!
A escrita de Jessica é apaixonante! Ela sabe como descrever as sensações, os lugares e até mesmo os efeitos dos feitiços usados por essas bruxas encantadoras.

Catherine, Maura e Teresa são as irmãs Cahill. Após a morte da mãe (e do período de luto), as três vão começar uma aventura. Cate, a irmã mais velha, faz de tudo para proteger as irmãs da Fraternidade. Eles ditavam como as pessoas deveriam se portar, que roupas deveriam usar, sobre o que deveriam falar, qual era o papel das mulheres, o papel dos homens, etc.
"Há algo de revigorante no ar fresco de setembro, no céu azul seco, na mistura de cor de laranja, vermelho-escarlate e dourado. A Fraternidade provavelmente iria proibir o outono se pudesse. É lindo demais. Sensual demais." - Capítulo 1 

Se ser mulher em uma sociedade que vivia ditando regras a respeito do modo de se portar "delas" e onde não era permitido buscar conhecimento, era perigoso, pelo simples motivo de que se fugissem a qualquer regra ou se não servissem aos seus pais, irmãos e maridos, eram presas. Imagina sendo bruxa. A cada dia eles se tornavam mais vigilantes com as mulheres, viviam em uma caça as bruxas constante, afinal ainda tinham um problema com a profecia vista por um oráculo antes da queda do Templo das bruxas. Essa era a realidade da sociedade do século XIX dominada pela Fraternidade.

Cate é uma personagem muito forte e cativante desde as primeiras páginas do livro. Claro que ela é a personagem que mais questiona essas regras sociais ditadas pela Irmandade. Aos 13 anos ela se vê na obrigação de ser responsável pelas irmãs. Inclusive a praticar magia com elas, apesar de ela achar a magia uma espécie de "castigo" e não um dom.
"Você tem que cuidar das suas irmãs para mim. Faça com que fiquem em segurança. Há tanta coisa que eu queria dizer a você, E agora não tenho tempo, a Mãe se lamentou na última vez que a vi. Ela estava pálida e lutava a cada respiração" - Capítulo 5 

Além de proteger as Irmãs, ensiná-las novos feitiços e conhecer mais bruxas, Cate deve fazer um pronunciamento sobre qual será o seu futuro após os 17 anos (obrigatório para todas as meninas da época), casar-se com Paul, servir a Irmandade, ou fugir de tudo e viver seu amor proibido com Finn.
"Devo um pedido de desculpas às minhas irmãs. Eu devia ajudá-las a aprender em vez de impedi-las. É importante manter a aparência e a respeitabilidade, sim. Vestir-se bem e se misturar à vizinhança. Elena pode nos ajudar com isso - e Sachi também. Mas, além de tudo, desde que tomemos cuidado, deveríamos aprender novos feitiços." Capítulo 12
O final do livro é um suspense só. Finalmente Catherine Cahill declarará a sua intenção diante do Senhor. Um momento único na vida de uma mulher, pois era a única vez em que as mulheres subiam no púlpito. E ela escolhe....

Não vou contar hoje!!

Leiam esse livro, leiam essa série. Vocês também vão se apaixonar!!

Boa leitura!


Não se esqueça de me seguir nas redes sociais: 

Comente com o Facebook: