20/02/2017

Sororidade, empatia e respeito no Carnaval!!

Imagem do projeto fotográfico "Alegoria" que debate a violência no Carnaval de Julliane Albuquerque. Veja mais em http://www.jullianealbuquerque.com/alegoria 

Em 2016 uma pesquisa encomendada pela campanha #CarnavalSemAssédio, mostrou que 59% dos homens que responderam a pesquisa acham que as mulheres ficam felizes quando recebem uma cantada na rua. 49% dos homens acham que os blocos de Carnaval não são lugares para mulheres "direitas", e 61% acham que mulher solteira que vai curtir o Carnaval não pode reclamar de cantadas.

Essa pesquisa só mostra que os homens estão muito mal informados pois, de acordo com a campanha Chega de Fiu Fiu, 83% das mulheres não acham legal ouvir cantadas, 81% das mulheres já deixaram de fazer algo ou frequentar um lugar por medo de assédio e 68% dizem que já foram xingadas ao dizer não a uma cantada.

O Carnaval praticamente já chegou e além de muita folia e diversão nós sabemos que, infelizmente, a violência e o assédio nessa época do ano aumentam. Existem várias campanhas e dicas que circulam pela internet com a intenção de diminuir esse número. Cada um de nós pode fazer algo para combater a violência e o machismo no Carnaval.

Pensando nisso eu resolvi compartilhar duas ideias super legais que TODOS deveriam apoiar.

#UmaMinaAjudaAOutra 

O site azmina.com.br/ lançou uma campanha cheia de sororidade. Eles dão 9 ideias para você mudar o Carnaval de outras mulheres. A campanha também é uma parceria entre o #CarnavalSemAssédio, o Catraca Livre, o Vamos Juntas?, o #AgoraÉqueSãoElas e o Nós, Mulheres da Periferia.


#MinasDeVermelho 

O #MinasDeVermelho também lançou uma campanha regada de sororidade. 
O intuito é que todas nós usemos uma faixa vermelha no braço, assim quando qualquer situação chata acontecer podemos nos identificar na multidão e encontrar um porto seguro. 



Queremos um Carnaval cheio de folia, curtição e brilho, mas também queremos um Carnaval com muito respeito, empatia, sororidade e principalmente, sem machismo. 

♡♡♡

Não se esqueça de me seguir nas redes sociais:

Comente com o Facebook: